top of page

Significado de Dosha:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o Ayurveda - nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (veda) da vida (ayur).


Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma doença.

O ayurveda restabelece o equilíbio original dos doshas da pessoa por meio de dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação e yoga.



Dosha Pitta


O dosha Pitta está associado com o Fogo e Água, e no corpo promove a digestão e o metabolismo, também está estreitamente envolvido com a produção de hormônios e enzimas.


Pessoas Pitta têm estrutura corporal mediana e boa musculatura, metabolismo rápido, pele oleosa e com sardas ou manchas.

As pessoas desta constituição são quentes, de forte magnetismo pessoal, intensos e apaixonados, possuem muito calor “interno”.


Quando Pitta está fora de equilíbrio, muitas vezes desenvolve doenças inflamatórias e ligadas ao calor como febre, inflamações, gastrite, queimação e acne. É muito comum relatarem diarréias freqüentes e odor forte no suor.

O Pitta agravado tende a à raiva e irritabilidade sob tensão, tende ao fanatismo e à crítica, pode se tornar controlador e dominador.

Para o Pitta agravado, uma dieta com alimentos refrescantes e não picantes tendem a criar mais equilíbrio e saúde na sua fisiologia intensa.




Dosha Kapha


O dosha Kapha está associado com a Terra e Água, e é reponsável pela estrutura do corpo.


Pessoas Kapha têm corpo forte, saudável e bem desenvolvido, os músculos são fortes e largos e os ossos pesados. Têm olhar doce, são amorosas, pacientes e por este ar gracioso apresentam-se muito bonitas.


O Kapha geralmente tem a digestão e o metabolismo lentos.


O pior período do ano para o Kapha é o inverno e o início da primavera, quando a umidade está alta e a temperatura é baixa.


Quando em desequilíbrio, o indivíduo pode ser tornar obeso, uma das principais causas de diabetes, hipertensão, artério-esclerose, edema e excesso de muco nos pulmões.


Emocionalmente, sofre de avareza, apego, inveja, possessividade, luxúria, preguiça, levando a depressão.


Para o Kapha agravado, uma dieta com alimentos quentes e picantes tendem a criar mais equilíbrio e saúde na sua fisiologia densa.




Dosha Vata


O dosha Vata está associado com o ar e éter, e no corpo promove a circulação e leveza.

Pessoas Vata são geralmente magras e fisicamente leves, pele seca e clara, e muito enérgicas e mentalmente inquietas.


Quando Vata está fora de equilíbrio, muitas vezes há problemas nervosos, hiperatividade, insônia, dores nas costas e dores de cabeça. Muitas vezes o Vata agravado reflete na dificuldade de manter o foco, de lembrar, de cumprir metas e seguir uma rotina básica.

Para equilibrar o Vata, uma dieta com alimentos que tendem a criar mais estabilidade, solidez e constância na fisiologia irrequieta ajuda a trazer mais equilíbrio e saúde.








123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page